domingo, 14 de setembro de 2008

Corpo e ciberespaço

1)Encontrar, na web, um exemplo de cada tipo de ciborgue e um exemplo de pós-humano. Explicá-los.

Ciborgue metafórico - No filme Tempos Modernos, de 1936, Charles Chaplin não utiliza uma figura mecânica, mas explora profundamente a noção de mecanização do ser humano trabalhador na linha de produção.







Ciborgue Protético - Para Gray Mentor e Figueroa-Sarriera: qualquer pessoa com um órgão, membro ou suplemento artificial (como um marca-passo, pernas mecânicas etc.), qualquer um reprogramado para resistir a doenças (imunizado) ou drogado para pensar/comportar-se/sentir-se (psicofarmacologia) melhor é tecnicamente um ciborgue (1995, p. 2).




Ciborgue Interpretativo - "O cyborg interpretativo se constitui pela influência dos mass media coagido que é pelo poder da televisão ou do cinema. Assim, a cultura de massa e do espetáculo nos fez cyborgs interpretativos" (LEMOS, 2002, p. 187).




Ciborgue Pós-humano – O termo hibernou durante alguns anos e voltou fortalecido na década de 90, desta vez adotado por filósofos, cientistas e artistas ligados ao avanço tecnológico e às proposições de hibridização entre homem e máquina, carne e silício, no sentido de transposição da ontologia tradicional, dos limites físicos e culturais que definiram historicamente o conceito de humano.
O trabalho de Jim Mielke, criador da Digital Tattoo Interface, nada menos que uma tela de celular feita com tinta eletrônica e com tecnologia Bluetooth implantada subcutaneamente. A tela aparece e desaparece e pode até ser reconfigurada dependendo da função utilizada (tem até vídeo!).




2)Construir um avatar de si e um de um colega. Publicar.

- Pedro





3)Analisar em que medida o avatar é uma expressão de si mesmo e de suas percepções do colega.

O avatar, na verdade, acaba sendo a expressão de uma imagem que se tem de si e dos colegas, porque ao utilizar essa ferramenta é possível exprimir um ideal físico muito mais baseado nas projeções de beleza, de estereótipos do que a real aparência física que se tem. Além de ser muito fácil criar uma imagem dos amigos, agora a própria imagem é mais demorada uma vez que se busca ao máximo o modelo mais agradável aos olhos.