domingo, 19 de outubro de 2008

1.Produzir uma remidiação. Justificar.

Esse blog é uma remidiação. O blog, a princípio, é uma remidiação das anotações feitas em papel; é a virtualização de cadernos, revistas etc. Desde sua 'concepção' o blog já adquiriu diversas funções. É utilizado para descrever o dia-a-dia dos blogueiros, para postagem de textos, crônicas, poesias, notícias, para comunicação entre pessoas, para publicidade, para exercícios de aula. Assim, podemos identificar que o blog é a remidiação de diversos meios existentes anteriormente. No primeiro caso citado, é a remidiação de cadernos pessoais, talvez de livros autobiográficos. Se o blog é utilizado para publicação de textos, notícias, é a remidiação de livros e jornais. Já utilizado com fins publicitários, pode ser a remidiação de cartazes, por exemplo. Nesse caso, a remidiação está diretamente ligada ao real e ao virtual. Antes as coisas que eram essencialmente materiais, tornam-se, com auxílio do blog, virtuais.
É necessário salientar que a remidiação não precisa ser na internet. Podemos citar a câmera fotográfica analógica que foi remidiada dando origem a câmera fotográfica digital.
2. Encontrar um exemplo de hipermidiação e um de imediação. Explicar.

Um exemplo de hipermídia é o site: http://br.yappr.com , pois ele possui espaço para postagens de vídeos sobre diversos acontecimentos e as pessoas podem, ao fazerem parte, inscreverem-se para traduzir os vídeos como um meio para treinar o seu inglês e possibilitar que outras pessoas tenham acesso ao seu conteúdo. Há uma diversidade muito grande, desde vídeos com músicas antigas, documentários, humor até ao atual debate político entre os candidatos dos EUA. Ai encontra-se as mídias “misturadas”, as pessoas assistem aos vídeos, postam fotos e mantém uma diálogo com pessoas de todo mundo nas salas de bate –papo.
O Second Life pode ser um exemplo de imediação. Ele usa a internet como mediação para podermos jogar e, de certa forma, viver uma "segunda vida". Assim, é possível entrar e imergir nesse mundo virtual. A partir do momento que esquecemos que estamos sendo conectados aos outros através do computador, a partir do momento que esquecemos que há algo entre o jogo e nós, o Second Life torna-se uma imediação.

3. Discutir vantagens e desvantagens da remidiação.

A remidiação é uma estratégia muito útil, pois se aproveita para adquirir em um só espaço diversas ferramentas que auxiliam na comunicação. Talvez um dos aspectos que apresente desvantagem consiste no aprimoramento das pessoas na sua utilização, uma vez que a remidiação exige maior habilidade no uso da tecnologia.

Nenhum comentário: