1.O que é um ARG? Encontre um exemplo.
Imagine um jogo onde você use o mundo e suas mídias de comunicação que pode ser desde um simples outdoor até um anuncio em um site ou mesmo uma mensagem no seu celular para resolver uma trivia, isto é ARG (Alternate Reality Game). Em resumo o ARG é um jogo que mistura a realidade de um jogo com o mundo real, onde os jogadores utilizam das “ferramentas” do mundo real para resolver o jogo. O primeiro ARG que se tem noticia foi o “The Beast” lançado em 2001 que foi criado por uma equipe da Microsoft onde o intuito principal era promover o filme Inteligência Artificial de Steven Spielberg. O ARG The Beast se passa no ano de 2142 e como todo bom jogo deste estilo sempre utiliza o lema “Isto não é um jogo” e todos seus “atores” sempre se identificam como sendo os seus respectivos personagens tudo isso para transportar seus jogadores ao seu universo paralelo. Para iniciar neste jogo foi criado três “Toca de Coelho” (termo que define a pista inicial por onde o jogador inicia sua busca) que foram:
• Alguns trailers e cartazes do filme Inteligência Artificial mencionava sobre Jeanine Salla como sendo uma Máquina Inteligente no meio dos créditos.
• Um dos trailers trazia em seu conteúdo um telefone codificado que se o jogador liga-se e segui-se as instruções ele receberia um email onde dizia “Jeanine é a chave” e “você já viu o nome dela antes”.
• Um pôster promocional de Inteligência Artificial que foi enviado para alguns meios de comunicação onde este declarava “Evan Chan foi assassinado. Jeanine é a chave”.
Ao entrar em algum desses buracos você é levado ao mundo de mistérios deste ARG, mas você nunca está sozinho sempre há comunidades de jogadores que se reúnem para desvendá-lo.O primeiro ARG realizado no Brasil foi o projeto Sete Zoom, criado para o creme dental Close-Up em 2001, mas o que teve mais efeito e que envolveu o jogador e o colocou na linha tênue da realidade com o mundo fictício do game foi o Zona Incerta que chegou até a ser discurso no Senado e ter uma passeata no dia em que o presidente norte-americano George W.Bush visitou o Brasil e tudo isso era apenas um jogo promovido pela empresa Antártica que promovia o seu refrigerante de guaraná.
http://gamehall.uol.com.br/gamecast/mondogame
2.De que modo os ARG pode apresentar características do hipertexto?
A internet mudou definitivamente os antigos padrões dos meios de comunicação, promoveu a integração de cenários, a interdisciplinaridade, uma visão holística de fatos, que até então ficavam subentendidos. O mundo
passou a conectar-se por letras, símbolos, caracteres. Tudo está em toda parte, fatos que ocorrem em outro continente afetam a vida globalizada de
qualquer mortal na face da terra. O padrão “broadcast”, agora é “on demand”,
todos produzem, todos interagem. Com o grande fluxo de informações há um enorme esforço para as empresas manterem a coerência e a continuidade de uma boa reputação perante a mídia - vitrine global. As comunidades, cidadãos, seres humanos, hoje são melhores definidos por um substantivo: consumidores. Afinal, tudo é produto, da cultura até a religião, qualquer que seja a proposta, deverá ao mesmo tempo atrair, acolher e sensibilizar. As empresas buscam um instrumento capaz de persuadir as pessoas a ponto de criar uma necessidade real e imediata de adquirir seu produto, uma ponte entre o "mundo cruel sem o item X"e o "paraíso depois de adquiri lo". Porém, hoje, muito mais importante do que a mensagem passada é a forma que ela é transmitida. As pessoas querem interagir com as marcas, querem ter possibilidades de entrarem em sua essência, participarem – ainda que no universo digital – de sua esfera. As redes de relacionamentos virtuais
www.bocc.ubi.pt Social Impact Games 15 e os jogos proporcionam isso: a inserção no universo hiperreal.
3.Explique como os ARG podem ter impacto econômico.
A venda de produtos relacionados aos jogos virtuais, somados comercialização de espaços publicitários dentro dos jogos representa 23% dos lucros por eles angariados. Segundo dados divulgados por uma pesquisa realizada pela revista inglesa “Screen Digest”, especializada em jogos online, só no ano de 2006 o mercado britânico de games virtuais atingiu a marca de US$ 1 bilhão.
O mercado norte-americano apareceu em segundo lugar, alcançando US$ 576 milhões, seguido do europeu, que alavancou US$ 299 milhões. Para o autor do relatório, Piers Harding- Rolls, estes jogos estão possibilitando novos modelos de negócios, já que envolvem um grande número de pessoas, em um ambiente
determinado – ainda que virtual. Para mensurar o impacto dos MMO’s (Games On-Line de Múltiplos Jogadores), pode-se utilizar como exemplo o game mais popular do planeta, o “World ofWacraft”, disponível emwww.bocc.ubi.pt Social
4.Redes são, de algum modo, importantes para os ARG?
O “Social Impact Games” se apresentam como um ótimo canal de relacionamento entre empresa e consumidor por apresentarem elementos de sua essência inseridos em cenários e tramas interativas, favorecidos pela rede.
Além de proporcionarem formatos para campanhas de responsabilidade social e ambiental,inteligentes e informativas, sem serem chatas e óbvias.
Em tempos que ações sustentáveis passam a ser cobradas das empresas por Organizações não Governamentais, pelo Estado e pelos consumidores, pode ser interpretado como uma ótima oportunidade demonstrar transparência nos processos produtivos. Além de investir e apoiar projetos que possibilitem
valor agregado ao produto. Como exemplo, pode-se citar os telefones
celulares, que atualmente são consumidos de forma descartável. Os consumidores anseiam por aparelhos com o último design lançado, mas não sabem que a bateria dos celulares é composta por substâncias tóxicas
e metais pesados. Tais materiais poluem o solo, o ar e os reservatórios de águas subterrâneas, causando doenças fatais para o ser
humano.Do outro lado, os fabricantes não se preocupam em instruir o consumidor ao descarte adequado, porque o custo da reciclagem
desse material é muito alto. Ainda nenhuma empresa assumiu a responsabilidade de financiar um projeto, bem mais barato que
o cachê de uma top model para estampar a campanha da nova linha.
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