quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ECONOMIA DIGITAL

1) Visitar os sites abaixo, fazendo uma busca por tele-entregas de comida em Pelotas.

http://www.ask.com/
http://www.google.com.br
http://www.yahoo.com.br
http://www. altavista.com
http://www.hotbot.com

a)Quantos resultados cada um encontrou?

O ask encontrou 320 resultados; o Google encontrou 1.280 resultados; o Yahoo 104 resultados; o altavista 292 resultados e o hotbot encontrou o Yahoo+ lyGo + MSN.

b)Qual mostrou os resultados mais relevantes? Por quê?

O Ask, na página inicial, apresentou mais resultados, entretanto, o Google, no decorrer das páginas, mostrou mais tele-entregas, inclusive com links para o Tele Listas que permite achar outros links de tele entregas.

c)Quantos links “patrocinados” apareceram?

O único buscador que indicou links patrocinados foi o ask.com, ainda assim irrelevantes ao conteúdo pesquisado.

d)Como cada buscador utiliza a propaganda?

O Ask apresentou resultados relacionados à venda e entrega, de acordo com as palavras chaves pesquisadas, mas muito deles eram estrangeiros, sem referência à Pelotas.

e)Como funciona o mecanismo de cada um dos buscadores?

Ao meu ver o Ask e o Google, devido a relevância e proximidade do conteúdo entre um e outro, utilizam-se de algum sistema de pagerank, permitindo que os resultados tenham maiores links. O HotBot efetua a pesquisa utilizando-se de outros buscadores, como Yahoo, lyGo e MSN. O Yahoo e o Altavista, por sua vez, efetua buscas separadas para cada termo, pois na maioria das vezes nos resultados buscados as palavras chaves apareciam isoladas das demais procuradas, com dificuldade para relacionar “tele entrega”, “lanches”, “fornecimento”, seja qual fosse a ordem e a maneira de se utilizar.

2)A partir da atividade acima, discuta como os sistemas de busca e os links podem influenciar a economia digital.

Os sistemas de buscas influenciam na Economia digital na medida que organizam a informação, tornando mais fácil acessar sites específicos sobre determinado assunto. E esses sistemas facilitam o acesso á informação em tempo real. Na medida que são citados e referenciados por outras páginas que buscam informações dentro dos domínios desse super-portal, sua colocação num sistema de pagerank cresce, subindo posições e agregando valor à sua identidade. Por serem muito procurados, são vistos como fontes de credibilidade ou formadores de opinião, atraindo investimentos e estendendo seu potencial publicitário. Um exemplo que se aproxima disso é vivido pelo time de futebol italiano Milan. Mesmo sendo reconhecido como um dos maiores clubes desportivos no mundo, vencedor de competições continentais européias e mundiais, a equipe só conseguiu vender todos os espaços publicitários dentro de seu estádio após a compra do jogador Ronaldinho Gaúcho. Quando incorporaram esse jogador à equipe, o clube teve vendas de camisetas astronômicas e atraiu diversos investidores. O time não se tornou mais eficiente, não conquistou nenhum título e nem melhorou sua posição dentro do campeonato italiano, eles somente adquiriram um jogador muito popular e passaram a uma posição mais destacada na mídia. Sites com muitos links funcionam como se tivessem adquirido Ronaldinhos Gaúchos na Internet: eles atraem os investimentos, ganham mais destaque e exposição, passam a uma posição mais importante. Logo, pode-se concluir que links dão poder ao site linkado.

3) Poderíamos dizer que na Internet há novas formas de capital? Quais seriam?

Na internet a informação passa a ser moeda de troca e fator coesivo, mantendo grupos unidos e dando-lhes significado, uma vez que essas estruturas se formam a partir de um determinado objetivo que orientará o fluxo do tráfego informacional. Um usuário que tenha grande conhecimento no campo de cibercultura poderá ser irrelevante dentro de uma rede que se oriente a partir de um time de futebol, porém será uma peça chave dentro de um fórum de discussão dentro da sua área de conhecimento. Em adição, as grandes empresas virtuais não se desenvolvem somente com base na informação que disponibilizam. Pelo contrário, essas companhias crescem conforme a associação de links comentada no exercício anterior. Traçando um paralelo entre links e informação, pode-se dizer que esses sites possuem muitas referências exatamente pela suposta qualidade das informações que disponibilizam. Um portal de notícias é muito mais acessado do que o site de uma grande empresa de tecnologias por promover uma maior circulação de informação com atualizações regulares, por exemplo. Dessa forma, considerando apenas o ciberespaço, esse site torna-se muito mais atrativo à publicidade e a investimentos do que a página da empresa de tecnologias. Em adição, conforme acumula acesso, passa-se a exigir desse portal uma regularidade na qualidade e na quantidade de notícias. Essa relação é vista como um compromisso com os usuários, na medida em que uma alteração na forma de construção das notícias poderia resultar na queda de acessos e conseqüentemente na perda de poder.
http://globalization.sites.uol.com.br/cibercomunista.htm

4) Como a Internet influencia a economia hoje? Dê exemplos.
A tentação para ser oportunista não foi afetada decisivamente pela Internet. A grande rede facilitou, contudo, o monitoramento de certas modalidades de contrato. Atualmente, mostra-se fácil verificar se a afirmação do fornecedor indicando que os componentes foram embarcados dentro do prazo é verdadeira; pode-se tomar o número de acompanhamento e checar na página do fornecedor. Dentro da companhia, as máquinas registradoras inteligentes, sistemas de administração de estoques, sistemas de monitoramento de veículos, e demais instrumentos ajudam a assegurar que os trabalhadores estão realizando suas tarefas, ainda que não estejam sob observação direta. Os computadores estão monitorando mais e mais contratos, e esta realidade poderia, em seu tempo, deixar as companhias com maior liberdade para manter funções fora das cadeias de comando e controle. A Internet certamente reduz os custos de comunicação. Mas isso significa que diminui custos dentro das organizações, assim como entre as organizações. O memorando interno pode desaparecer, mas apenas porque foi substituído pelo e-mail interno. Talvez o papel da Internet seja fornecer as comunicações baratas que possam apoiar as grandes corporações. Este pensamento é o bastante para fazer um guru da nova economia estremecer.