sábado, 4 de outubro de 2008

Ciberespaço e o movimento estudantil

Questão
01
Você faz parte do Movimento Estudantil e é presidente de DA dentro da Universidade. Com base no que você estudou, elabore duas estratégias de comunicação que possuam efeitos políticos através do uso de um weblog. Descreva suas estratégias e explique qual seu efeito político.

Todo o processo político precisa necessariamente de uma conscientização. Promoveria debates nas salas de aula sobre a importância do envolvimento dos alunos para a melhoria do curso. Uma vez realizada essas preliminares, proporia a criação de um blog, mas com uma conta comum, onde cada aluno teria acesso e poderia debater temas de interesse para os estudantes da universidade, através de fóruns, de enquetes e de votações.
Além dessas medidas, o DA teria um blog próprio para divulgar as suas ações e as propostas para melhorias nas dependências do campus. Um dos movimentos seria a organização de uma manifestação de todos os alunos para um acesso mais eficaz à internet nos laboratórios de informática. A princípio o blog colocaria em debate as condições de uso do nosso laboratório e depois provocaria os alunos para um manifesto, uma vez ocorrido esse movimento, faria uma reunião para motivar os alunos e organizaria uma paralisação dos mesmos por meia hora na frente do campus. O objetivo seria que a direção do curso tomasse uma iniciativa no que se refere ao conteúdo do manifesto e fizesse uma proposta para os alunos. A participação do alunos, o espaço para expor as idéias e as ações concretas que o DA propôs certamente teria efeito político, uma vez que política subentende democracia, diálogo, participação, co-responsabilidade, seriedade e engajamento de todos por uma causa comum.


Questão 02
Analise como as características das redes podem auxiliar ou prejudicar suas estratégias propostas na questão anterior. Explique.

A velocidade (tudo acontecendo ao mesmo tempo), a interatividade (as pessoas participando, interagindo), a multimídia (uso dos sons, das imagens...), o hipertexto (com possibilidade para fazer links, esclarecendo possíveis temas), certamente favoreceria as minhas propostas, pois elas teriam um alcance muito mais rápido e eficaz.

Questão 03
Que relações existem entre o corpo material das pessoas e o ciberespaço? Explique.

O ciberespaço é a extensão do humano, ou seja, as pessoas tem uma representação simbólica do que são ou gostariam de ser. Ali, naquele espaço virtual, o universo das pessoas muda, o que digo que sou causa uma impressão nas pessoas e isso pode elevar meu ego uma vez que se cria uma liberdade para ousar, sonhar e por que não se iludir. Hoje sabemos que existem alguns exageros na internet, o caso das relações virtuais se não levarem para um conhecimento mais verdadeiro pode bitolar os indivíduos e o que poderia ser um espaço de diálogo transforma-se em perseguições, em invasão de privacidade. O ciberespaço pode trabalhar a inclusão social se propor o envolvimento do deficiente físico, do negro, do socialmente desfavorecido, a grande questão será se as pessoas irão assumir as suas diferenças com naturalidade.