domingo, 17 de agosto de 2008


Atividade:
1) Virtualizar um espaço concreto que ainda não esteja virtualizado (no blog).
Considerando que virtualizar é criar um espaço na rede para as demais pessoas terem contato, utilizando ferramentas como imagens 3d, vídeo, foto etc. Escolhi uma foto do meu sítio por ser um espaço “desconhecido”, até então.

2) Procure seu endereço no Google maps e investigue o que há sobre você no Google e faça o mesmo com um colega. Analise o que foi possível descobrir a respeito do colega. Discuta como os rastros no ciberespaço podem atuar na vigilância dos indivíduos.
Fiz uma pesquisa e encontrei no tele lista meu endereço residencial, telefone, nome de programas em que sou inscrita, sites de relacionamentos, etc. Ao pesquisar o nome de um amigo que já é formado e está inserido no universo da pesquisa, fiquei impressionada com a quantidade de links referentes à sua pessoa, realmente tudo ficou registrado. Encontrei participações em eventos, entrevistas para jornais, programas televisivos, blogs e muitos outros rastros que ele foi deixando no mundo do ciberespaço.
A vigilância no ciberespaço é notória, qualquer movimento é controlado, o nome e dados das pessoas são expostos para muitos outros. Esse monitoramento causa um certo incômodo. Nada melhor para a divulgação de um trabalho, ou para se tornar conhecido do que divulgar na net, rapidamente, como num passe de mágica, todos podem ter acesso. Acredito que o usuário da internet deve ter prudência, pois a individualidade e privacidade são valores que caracterizam a vida humana, ou pelo menos nos dão segurança e nos previnem de situações desagradáveis. Penso que a melhor solução seria o equilíbrio no uso desses meios. A pior violação da liberdade individual ocorre quando o indivíduo se deixa aprisionar, sem dar-se conta de que ele próprio está preparando os artefatos para ser manipulado e por que não vigiado no ir e vir diário.

3) Discuta como o ciberespaço pode ser utilizado para a educação, a partir de exemplos como o Second Life.
Não tenho muitos elementos para falar do Second Life, mas como professora o ciberespaço me proporciona um sem número de material para trabalhar com as crianças. As próprias editoras que fornecem livros para o Colégio cadastram os professores e dispõem aulas práticas por meio de jogos e uso de outras mídias disponíveis. È possível preparar aulas envolvendo pesquisas direcionadas, alcançando ao aluno o conteúdo que se quer trabalhar através de links adequados. Outra maneira muito interessante é o vínculo que se cria na relação com os alunos e os pais nas comunidades do Orkut, no MSN etc. No meu trabalho utilizo o site da escola que me proporciona adicionar dicas ou até mesmo o conteúdo trabalhado em aula para os alunos e a família, isso enriquece meu trabalho como educadora e favorece uma aprendizagem mais eficaz para os alunos.
Essa “ciber educação” exige dos pais e principalmente do professor uma atenção constante para realmente se efetivar os objetivos propostos bem como a avaliação das ferramentas usadas. Tudo pode ser interessante, mas nem sempre se adapta para todos os ambientes e públicos alvos.

4) Analise o potencial positivo e negativo do ciberespaço para as relações humanas.
Utilizado com maturidade o ciberespaço é um excelente promotor da liberdade de expressão e interconexão com as pessoas. È enriquecedor poder desfrutar de todos os meios que são proporcionados, pois a vida se torna ágil, prática, interessante diante do universo da rede. A rapidez com que se pode construir vínculos, a diversidade de interesses e até mesmo a cultura que se agrega na bagagem humana em cada ambiente virtual, são relevantes no processo de comunicação.
Entretanto, fico pensando no limite que as próprias pessoas devem se colocar, por que nem tudo que se vive precisa expor na net, de repente a pessoa fica tão exposta que não se tem mais sabor e interesse em conhecê-la, em manter um contato em tempo real, porque posso encontrar tudo isso numa pesquisa apurada no Google. Outro fator a ser pensado consiste no pseudo controle sobre as pessoas com as quais mantemos relações. Nem tudo que é dito é a verdade ou pelo menos toda a verdade. O controle pela vida do outro pode virar hábito e de repente se perde os melhores anos de convivência real com o próximo, pelos dissabores que as fotos, os escritos ou qualquer outro fenômeno da net geram no imaginário humano.

Um comentário:

raquel disse...

Essas respostas estão ótimas, mas qual espaço foi virtualizado?