terça-feira, 5 de agosto de 2008

Lost e as estratégias da multimídia

Lost conquistou uma legião de seguidores através de artimanhas bastante eficientes... oferecer uma roteiro absolutamente intrigante e “sem sentido” obviamente iria acionar o senso investigativo dos expectadores e fazer com que não se contentassem apenas com uma hora semanal do episódio. Desta forma Lost imigrou e recebeu abrigo na internet. Lostmaníacos dos mais diversos lugares começaram a se comunicar e trocar hipóteses sobre a trama. Surgiram teorias, análises e complementações dos episódios... mapas, “produtos” e outros incrementos que nunca foram ao ar e no entanto existem... são formulações extras. Talvez Lost não fosse o sucesso que é, apesar do engenhoso roteiro, se a curiosidade daqueles que acompanham a série ficasse restrita a apresentação convencional dos episódios. O que mobiliza o Lost é a comunicação entre seus fãs, a troca de descoberta dos detalhes que auxiliam na revelação do mistério.

Na comunidade do LOST, no orkut (http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=1338905),

com 197240 membros (domingo, 3 de agosto de 2008), tudo sobre a série é comentado entre os membros. Cada semana, logo após sair na televisão norte-americana, os episódios já “vazam” na internet e se tornam acessíveis para download, inclusive há grupos que fazem as legendas para disponibilizar junto ao episódio, provavelmente o mais conhecido seja : “equipe psicopatas” que também faz as legendas do Dexter(seriado norte-americano). Na “noite da vigília” os lostmaníacos, dividem a ansiedade em posts no tópico da comunidade esperando que o seriado saia lá na tv americana para cair na internet logo após... essa comunidade apresenta uma estrutura bastante funcional e interlinkada para facilitar a vida dos fãs que querem acessar facilmente algum assunto específico com relação à série.

Nenhum comentário: