Estratégia 1 – A estratégia visa proporcionar a interatividade do estudante com a sua profissão e o seu espaço de estudo dentro da Universidade, baseados na campanha de “Tudo Começa com a Escolha Certa”.
No site da UCPel haveria um diretório onde o interessado poderia criar o seu próprio avatar com estereótipos da profissão escolhida. Com este avatar, a pessoa ingressaria no “ambiente virtual da Católica” e poderia circular pelo seu curso e laboratórios (fotos com o sistema de 360º que dão idéia de terceira dimensão). Haveria o avatar de algum professor que exporia o perfil da profissão. Paralelamente funcionaria um chat para os participantes interagirem com aqueles que pretendem ingressar na Instituição estimulando o convívio social antes mesmo do início das aulas. O conhecimento do espaço familiarizaria o indivíduo evitando impacto com relação a estrutura do curso. Visto que um dos grandes problemas no período de adaptação é o estranhamento que resulta na reação: “não era bem isso que eu imaginava”. Muitas vezes o vestibulando não tem oportunidade de conhecer o espaço físico da Instituição (ou por residirem em outra cidade ou por apenas não se preocuparem com isso antes de efetivamente serem aprovados no vestibular) e a grade do curso, tendo uma idéia muito vaga sobre a área de atuação escolhida e a Universidade almejada. A interatividade do personagem estimularia o acesso ao ambiente e ao reconhecimento com o ofício. Inovaria por não ser algo estanque, como comumente são os sites de Faculdades que colocam um álbum de fotos e vídeos da Instituição-monótonos e sem interatividade.
Estratégia 2 - Essa estratégia se baseia inicialmente num hot-site em forma de índice, representado por uma lista de um aluno que está avaliando qual a carreira que melhor se encaixa em seu perfil. A imagem inicial será de uma escrivaninha que mostra vários elementos esparramados, como CDs, capas de DVDs, livros, ingressos para alguma festividade e a lista no topo. Essa lista relacionaria diversos cursos oferecidos pela UCPel, fazendo links para outros hot-sites que fariam parte desse mundo virtual.
As páginas acessadas através da lista retratariam os ambientes das respectivas profissões, trazendo ainda links que permitissem explorar esse ambiente. O hot-site do jornalismo, por exemplo, mostraria o escritório de um jornalista. Nele, o futuro vestibulando poderia acessar o material do profissional: anotações, como locais ou pessoas a visitar para completar uma determinada matéria; agenda com contatos; visualizar a área de trabalho do computador pessoal do jornalista; ver um álbum fotográfico ou ainda encontrar links de blogs, de um perfil (no Orkut) ou de um Twitter promocional ou ainda outros espaços onde poderia conferir o resultado final do trabalho jornalístico.
Essa estratégia tem como objetivo despertar o interesse de alunos através de ambientes virtuais com que poderiam explorar, oferecendo uma forma para se visualizar o perfil dos profissionais que fosse diferente dos textos informativos ou testes disponíveis em sites. A ação consiste no desenvolvimento de hot-sites simples que mostrariam um pouco do dia-a-dia profissional em determinadas áreas.
Estratégia 3 - O objetivo dessa estratégia é que os alunos conheçam diversas áreas além daquela que desejam atuar. Muitas vezes a dúvida em relação ao curso a ser escolhido pode levar a uma decisão precipitada, por isso seria proporcionado um jogo onde o aluno passaria por diversas etapas, com pistas espalhadas no ambiente virtual (da estratégia 1) de cada curso e hot sites, (na estratégia 2). O aluno que passasse por todas as etapas teria seu nome divulgado no hot site, cujo link seria divulgado no final do jogo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ok, jah comentei! :d
Postar um comentário