domingo, 17 de agosto de 2008

1.Utilizando sua conta no Twitter, realize as seguintes tarefas:

a) Analise quais características da Internet estão presentes e como.
O Twitter apresenta as seguintes características próprias da internet:
a) Velocidade- as pessoas conseguem manter vínculo com diversas páginas da internet através do following ( pessoas ou sites que livremente pode escolher para manter contato e receber sempre atualizados os dados referentes aos mesmos.)
b) Interatividade - a participação das pessoas ocorre através da pergunta: What are you doing? respondendo a pergunta, pode-se informar o que ocorre em cada minuto do dia do indivíduo, além, é claro, de outras pessoas que podem ser os seguidores(following), ou seja, fazerem parte do universo de amigos, mantendo contato por meio de outros update, que ficarão visíveis para todos.
c) Multimídia - ocorre através da possibilidade de colocar fotos no perfil do twitter, manter conexão por telefone e atualizando constantemente os SMS.
d) Hipertexto - o twitter mantém as informações muito interconectadas através dos links que podem ser postados e inclusive o próprio site mantém diversos links em sua estrutura.

b) Discuta se o Twitter pode ser considerado um hipertexto. Justifique.
O Twitter pode ser considerado hipertextual, devido a sua estrutura interna que possibilita interconectar diversas informações, e por meio da criação de outros links que serão postados pelas pessoas. Por isso ele tem um caráter exploratório e construtivo.


c) A partir de sua análise das características da Internet discuta os usos do Twitter para o jornalismo e para a publicidade.
O Twitter é uma ferramenta muito interessante para o jornalismo e a publicidade, a agilidade para atualização das notícias, ou propagandas, a funcionalidade por meio de mensagens curtas e consequentemente atrativas, facilita a divulgação e manutenção do que se quer comunicar. A interatividade e a praticidade são elementos que contribuem significativamente para o sucesso de muitas propagandas e jornais on-line.

2. Analise o SAPU.
a) Discuta quais as características do hipertexto estão presentes.
Ao meu ver apresenta-se a interatividade, pois os alunos podem comunicar-se com os professores por meio de mensagens, além de ter uma estrutura que possibilita um não linearidade, ou seja, pode-se obter as informações em blocos paralelos e não necessariamente seqüencial. Pode-se construir um caminho, dependendo da necessidade do indivíduo.
b) Discuta que tipo de hipertexto está presente ali.
Exploratório, devido à navegação que ocorre no interior do site, mas concomitantemente é construtivo, pois com o uso do disco virtual é viável anexar arquivos e ter contato com o seu conteúdo posteriormente.

Um comentário: