segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Atividade de Redes

Data: 21/08/0

1)Observe sua rede social no Twitter ou no Orkut.
a.Como as pessoas estão conectadas a você? É possível dizer que existem laços fortes no seu Twitter/Orkut?

As pessoas estão conectadas no meu Orkut devido as minhas relações profissionais, acadêmicas e amizades pessoais. Todas as pessoas que me adicionaram ou eu as adicionei são de vínculos construídos no meu dia a dia, talvez, por isso eu não tenho tanto interesse em manter nossas amizades pela net, uma vez que posso desfrutar de suas presenças no meu cotidiano. Portanto não creio que existam laços fortes, até porque eu sou muito relapsa no que diz respeito ao cultivo de minhas relações por meio dessa ferramenta

b.Você identifica algum conector? Explique.
Sim, tenho uma amiga que me adicionou no Orkut e descobri inúmeras pessoas que tinham vínculo com ela devido à utilização do Orkut o que ocasionou um maior número de contatos na minha lista, por isso considero que ela seja uma conectora.

c.Você percebe algum valor social que seja construído no Twitter/Orkut?
Acredito que o valor social adquirido no Twitter, por exemplo, se dá por meio das pessoas que colocam em pauta assuntos que podem ser explorados pelos que seguem e são seguidos, essas pessoas certamente estarão interligadas por meio de interesses comuns, formando um grupo com tendências parecidas. Ao seguir veículos informativos para ficar por dentro das notícias, como é o caso do G1, a influência gerada por um seguidor pode atribuir valor para o produto, uma vez que o mesmo pode ser seguido por tantos outros. Dessa forma o Twitter vai agregando valores e construindo identidades.

2)Encontre um exemplo de um site que possa ser considerado um conector na Web. Explique.
O meu modelo de site que exerce um interessante papel como conector é o Sonico (http://www.sonico.com/).
Através do Sonico é fácil conectar-se com diversas pessoas, além do próprio site manter sempre atualizado o perfil das pessoas que fazem parte do grupo. È possível acompanhar todos os novos indivíduos que são adicionados pelos amigos da lista e por meio deles é possível adicionar mais pessoas no círculo. Os grupos se formam por interesses profissionais, familiares, acadêmicos etc. Sua capacidade como conector se dá, também, na dinâmica de contato que ele mantém com seus clientes, enviando constantemente mensagens ao e-mail da pessoa para que ele possa acompanhar, ainda que não acesse diariamente. A seguir, veja a sua auto-definição:
Agora você poderá agrupar seus amigos em diferentes listas: Família, Trabalho, Colégio ou Universidade. Você também terá a possibilidade de criar outras listas que melhor funcionem com os seus contatos, e editá-las em qualquer momento. Informe no "Meus amigos" e... organize!
Mudança de estado através do celular: A partir de agora, você pode acessar o http://m.sonico.com através do seu celular e atualizar seu estado! Seus amigos poderão saber o que você está fazendo - e você poderá ver o estado deles - sem estar no computador! Entre em m.sonico.com através do seu celular!

3)Sabendo que a chamada mídia social é baseada no poder de propagação da informação das redes sociais construídas na Web, discuta como esse tipo de mídia é aplicada na Internet para a publicidade ou o jornalismo.
Os blogs, os sites apropriados para vendas de produtos via online, os sites de relacionamentos com espaço para propagandas, entre outros, indicam a presença da mídia social na net. Esses elementos sempre são controvertidos, uma vez que colocam à baila questões como responsabilidade social, influência ao consumidor e outros fatores que podem gerar uma certa manipulação. A impressão que tenho é que a mídia social escancara determinadas artimanhas de venda do seu produto, seja ele de cunho jornalístico ou publicitário, de tal maneira que, embora o indivíduo tenha “consciência”, saiba que está sendo manipulado, se deixa cativar pela simpatia do enunciado. Ainda que se possa exercer uma grande influência social na net, não se pode perder de vista que o jornalismo e a publicidade deveriam ter uma postura ética, ou seja, é possível trabalhar esses conteúdos com inteligência e criatividade, sem apelar para conteúdos pobres, desprovidos de uma verdadeira preocupação social.

Um comentário:

raquel disse...

Boas respostas! :)